Veículos elétricos

 

Veículos totalmente elétricos - também chamados de veículos elétricos a bateria (BEVs) - veículos elétricos híbridos plug-in (PHEVs) e veículos elétricos híbridos (HEVs) usam eletricidade para melhorar a eficiência do veículo. Em referências coloquiais, esses três tipos de veículos às vezes são chamados de carros elétricos, veículos elétricos ou simplesmente EVs, embora alguns desses veículos ainda usem combustíveis líquidos em conjunto com eletricidade. BEVs e PHEVs também são referidos mais especificamente como veículos elétricos plug-in (PEVs).

Veículos totalmente elétricos: Veículos totalmente elétricos, também chamados de veículos elétricos a bateria, possuem uma bateria que é carregada conectando o veículo ao equipamento de carregamento. Esses veículos sempre operam no modo totalmente elétrico e têm autonomias típicas de 240 a 640 quilometros.

Veículos elétricos híbridos plug-in: Os PHEVs são alimentados por um motor de combustão interna e um motor elétrico que usa a energia armazenada em uma bateria. Os PHEVs podem operar no modo totalmente elétrico (ou com esgotamento de carga). Para permitir a operação no modo totalmente elétrico, os PHEVs exigem uma bateria maior, que pode ser conectada a uma fonte de energia elétrica para carregar. Para atender às necessidades de viagens diárias típicas de um motorista, a maioria dos PHEVs pode viajar entre 32 a 64 quilómetros apenas com eletricidade e, em seguida, operará apenas com gasolina, semelhante a um híbrido convencional.

Veículos elétricos híbridos: Os HEVs são alimentados por um motor de combustão interna e um ou mais motores elétricos que utilizam a energia armazenada em uma bateria. O veículo é abastecido com gasolina para operar o motor de combustão interna, e a bateria é carregada por meio de frenagem regenerativa, não por conexão.